23/10/2011

Mitos x Verdades: Cabelos!


Ainda tem dúvidas de como cuidar dos cabelos? Descubra os mitos e as verdades sobre os fios.


Não é bom lavar o cabelo todos os dias
MITO: A lavagem diária não causa nenhum dano às madeixas. O xampu tira a sujeira que se acumula nos fios durante o dia e prepara o couro cabeludo para o tratamento (máscara e condicionador). O importante é escolher o produto apropriado para o seu tipo de cabelo.

Esfregar bem o couro cabeludo ajuda na limpeza

MITO: Esta é uma camada de pele tão sensível quanto o rosto e esfregá-la com força não é recomendado, pois deixa a região irritada. O ideal é apenas massagear o couro cabeludo com as pontas dos dedos bem de leve. 

A máscara de tratamento deve ser aplicada por último
MITO: O xampu abre as cutículas dos fios para que os produtos de tratamento penetrem. Já o condicionador finaliza o processo: condiciona e sela o fio. Se você usar a máscara por último, as cutículas estarão fechadas e o produto não irá agir corretamente. O certo é usar a máscara entre o xampu e o condicionador, para que ela tenha máxima eficiência.

Deve-se usar shampoo, máscara e condicionador da mesma linha
VERDADE: As linhas destes produtos são desenvolvidas para funcionarem como complementos. Se você usar um produto de cada marca, o resultado final pode não ser o melhor. Se quiser utilizar produtinhos com finalidades diferentes (por exemplo, um xampu que proteja a cor, máscara hidratante e condicionador para cabelos cacheados), procure escolher aqueles da mesma marca. 

Quem tem cabelo oleoso não deve usar condicionador

MITO: A função do condicionador é finalizar o tratamento e preservar os fios. Quem tem fios oleosos deve usar xampu e condicionador específicos para este tipo de cabelo. Apenas não passe o condicionador próximo à raiz dos fios. 

A alimentação interfere nos fios
VERDADE: Ela deve ser uma aliada no cuidado com as madeixas! Incluir no cardápio alimentos com cálcio, ferro e antioxidantes deixa o cabelo saudável e com brilho. Por outro lado, o consumo excessivo de gordura animal pode estimular a oleosidade do couro cabeludo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário